Minha organização financeira criativa

dezembro 20, 2023

Eu amo organizar as coisas, e com meu dinheiro isso não é diferente. E eu acredito que organizar as finanças é fundamental para o sucesso financeiro pessoal e empresarial. Quando se tem uma boa gestão financeira, é possível controlar melhor os gastos, evitar dívidas desnecessárias e planejar o futuro com mais segurança.

Pensando de forma criativa, o controle financeiro não precisa ser algo complexo. Você precisa se conhecer e saber sua maneira adequada de organização. Não adianta inúmeras planilhas se você não as usa. Mas quem gosta de planilhas, sem dúvidas esse será o método mais adequado. Por isso é necessário você saber quais são seus gostos, para melhor adaptação.

Sempre quis organizar meu rico dinheirinho em locais separados, e desejava muito essa função nos aplicativos de banco. Quando começou surgir os cofrinhos/caixinhas, fiquei mega feliz. Desde então este tem sido meu método de controle financeiro.

Fácil e criativo, o método que utilizo tem os seguintes passos:

  1. Criar uma caixinha/cofrinho em meu aplicativo de banco, e destinar para alguma área de gastos da minha vida. Por exemplo, tenho caixinha para viagens, aplicativos, cuidados pessoais, etc.
  2. Após ter feito a caixinha, eu destino um valor para ser guardado, para que eu possa gastar com o item da caixinha. Assim, eu distribuo minha renda nas caixinhas, e isso me faz poupar para poder gastar com o que desejo conforme valor disponível na caixinha.

Costumo definir essas caixinhas com meta e sem meta. As com meta são aquelas que sei o valor que preciso ter e para quando. A de viagem por exemplo, a partir do momento que sei quanto quero gastar na viagem, coloco uma meta e periodicamente vou colocando os valores até completar minha meta. Também faço isso para faturas de cartão.

As caixinhas “sem meta” são aquelas que crio para poupar um valor qualquer para gastar como o item de desejo. A caixinha de roupas e acessórios por exemplo, vou poupando para que posso gastar o valor disponível nessa caixinha com coisas dessa área.

Outro ponto positivo desse método é que o dinheiro guardado rende juros. Não é muito, pois é proporcional a sua modalidade de investimento, mas é algo bom, visto que algo a mais é melhor que algo a menos, não?!

Você pode criar diversas caixinhas/cofrinhos para seus diversos gastos, e ir distribuindo sua renda nelas, conforme a necessidade de cada uma.

Para mim, esse método é maravilhoso, pois me ajuda a ter clareza dos meus custos e gastos. Tornando meu controle maior, pois os valores estando nas caixinhas, evita que eu saia usando o valor do saldo descontroladamente.

Mas atenção, veja as regras das caixinhas/cofrinhos do seu banco, pois varia de banco para banco. Algumas são para organização, outras são investimentos, portanto há regras para o resgate dos valores. O resgate é quando o seu dinheiro volta para o saldo. Há resgate imediato, há o após 1 dia útil, outros com dias, meses ou anos. verifique sempre sua necessidade e a regra da caixinha. Eu por exemplo costumo usar as caixinhas com intuito de investimento, e que o resgate é após um dia útil, mas também tenho as que o valor retorna ao saldo imediatamente, varia de banco para banco.



Caso você tenha achado sentido nisso, aplique esse método em sua vida financeira também, para saber se será válido para você. E não esqueça de me avisar caso tenha aplicado. Ficarei feliz com seu retorno.

Abraços ✧🤎

You Might Also Like

0 comments